Já pensou em calcular um muro de arrimo em 2 minutos?

Acha isso impossível? Então fica comigo que vou te explicar.

Hoje, a maior dificuldade dos profissionais é lidar com a falta de tempo, são inúmeras tarefas e prazos cada vez mais curtos, certo?
Então, pensando nisso, eu busco ada vez mais trazer conteúdos ou ferramentas que possam contribuir com a Boa Engenharia e facilitar a vida dos colegas de profissão.

Eu fiz uma planilha EXTREMAMENTE INTUITIVA que automatiza todo o cálculo de um Muro de Arrimo de Bloco Estrutural.
Veja bem, para executar esses cálculos manualmente, um profissional com pouca experiência pode levar umas 2 horas, ou seja, 120 minutos, essa planilha vai reduzir isso em 60x, ou seja, vai gastar nem 2% do tempo que gastaria calculando isso.

Outra opção seria lançar mão de um software pago, a menos que você seja um Projetista Estrutural já estabelecido, você terá um software compatível, mas isso tem um custo que só justifica se realmente for trabalhar executando projetos estruturais.

Bom, sem mais conversa vou apresentar um pouco da planilha para que possam ter uma noção prévia de sua interface.

Início

Página Inicial da Planilha

Nessa página é onde você vai inserir todos os dados de sua empresa, de seu cliente, seus dados profissionais e iniciar sua navegação.

Todas as células digitáveis estão liberadas, totalmente intuitiva.

Entrada de Dados

Página de Entrada de Dados

Esta é a página que processará praticamente todo o dimensionamento, por isso requer um pouco mais de atenção e principalmente CONHECIMENTO sobre muros de contenção, ou seja, é uma ferramenta destinada a profissionais da área.

Aqui é onde você vai digitar o tipo de muro, se ele terá ou não contra-fortes (enrijecedores), as dimensões e resistência dos blocos, a altura e comprimento do muro, diâmetro de barras, cargas pontuais (somente no caso de muros com contra-fortes) e gargas distribuídas, além, obviamente, dos resultados das verificações.

Detalhamento

Página de detalhamento

O detalhamento é genérico, ele considera as dimensões principais das barras, porém, se quiser realmente fazer um detalhamento, é aconselhável que o reproduza em software adequado e destinado a projetos ou execute-os manualmente.

Embora o detalhamento seja bem generalizado, ele traz as quantidades necessárias de barras para cada situação do muro, e novamente, todas as células liberadas são as que não comprometem em nada o seu dimensionamento.

Memória de Cálculo

Página memória de cálculo

E finalmente chegamos a última página, trata-se da Memória de Cálculo, onde temos todas as verificações feitas pela ferramenta, as fórmulas utilizadas, as referencias bibliográficas que permitam que pudesse ser executada essa planilha.

Sabe o melhor??

Então, deixei o melhor para o final, você ADQUIRINDO AGORA a PLANILHA, você automaticamente nos ajuda no PROJETO EDUCACIONAL NINHO, uma instituição que o Blog Engenheirandos apoia vislumbrando um manhã melhor para inúmeras crianças inseridas no projeto.

CLIQUE AGORA NO BOTÃO ABAIXO PARA ADQUIRIR A SUA PLANILHA!!

Como dimensionar Muro de Arrimo em 2 Minutos?

Jorge Oliveira

Jorge é projetista estrutural, cursou engenharia civil na CEUNSP Cruzeiro do Sul, especializado em projetos de estruturas metálicas e divulgador da Boa Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas