Fala pessoal, tudo bem?

Nesta postagem eu trago um vídeo de um amigo que vem desenvolvendo um excelente trabalho de divulgação e orientação de como trabalhar com o Light Steel Frame, inclusive vou deixar o link do canal logo abaixo, e quando visitarem o canal dele, deixem um comentário de que foram levados até lá pelo Blog Engenheirandos.

Bom, o vídeo fala basicamente de como instalar a fita de contraventamento, item importantíssimo na concepção estrutural do sistema, abre-se um parentese aqui para explicar o que é essa fita.
Basicamente, ela é um tirante que impede os deslocamentos do painel, pois a utilização dela dá um aspecto triangular ao painel, onde o triângulo é a forma mais estável em uma estrutura. Como os deslocamentos podem ser feitos dos dois lados, é necessário fazer um contraventamento que impeça todos os movimentos do painel, motivo pelo qual os tirantes são montados em forma de X.

Bem, já feita uma pequena explicação do que é e para que serve um tirante, seguiremos comentando sobre o vídeo. Nele, o Renato da Steel na Veia, mostra na prática alguns detalhes de montagem que passam despercebidos e acabam sendo notados com a obra acabada, onde a solução para corrigir sempre é mais onerosa.

A seguir, o vídeo do Canal Steel na Veia:

Então é isso pessoal, sigam o canal dele, tirem suas dúvidas e comentem deixando claro que chegaram através do Canal Engenheirandos.

Se você gostou do artigo e acha que essa informação pode dar uma força para algum conhecido, compartilhe em suas redes sociais! Ajude nosso blog a propagar o conhecimento da Boa Engenharia para o maior número de pessoas!

Ah! deixe sua crítica ou sugestão, afinal de contas, esse espaço é nosso!

Até breve!

Jorge Oliveira



COMO CONTRAVENTAR PAINÉIS EM LSF?

Jorge Oliveira

Jorge é projetista estrutural, cursou engenharia civil na CEUNSP Cruzeiro do Sul, especializado em projetos de estruturas metálicas e divulgador da Boa Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas