Você já ouviu falar em impressora 3D? Não?
Bem, com o avanço tecnológico empresas e universidades estão investindo nessa possibilidade de construir edificações através de impressoras gigantes que façam a impressão 3D.

A seguir, vou deixar um vídeo de uma impressão em 3D para quem ainda não conhece, ok!?

Bom, com essa possibilidade de criar objetos complexos e em velocidades recordes, essa tecnologia vem sendo estudada na construção civil, tanto que, na China, uma equipe da Universidade de Arquitetura de Tsinghua, mais precisamente em Beijing, realizaram a que vem a ser até o momento, a maior ponte do mundo construída em impressora D3.

Não perca essa oportunidade, livros com até 80% na Amazon!

A ponte que mede pouco mais de 26 metros e possui 44 blocos de concreto impressos individualmente, é um projeto do professor Xu Weiguo e sua equipe.
Para a realização de tal façanha, precisaram de apenas 450 horas entre realização do projeto e execução.
Conforme informações do professor, essa ponte gastou menos de 2/3 terços do que uma execução feita aos moldes mais tradicionais.

Imagem: Divulgação/Univesidade de Arquitetura de Tsinghua

A ponte que é composta de 44 blocos de concreto criados com impressoras 3D, foram feitas com 68 chapas de concreto, montadas com a ajuda de braços robóticos numa clara mostra dos avanços tecnológicos da automação na construção civil.
A ponte conta com um sistema de monitoramento em tempo real para que possa ser detectadas vibrações e tensões com a mais alta precisão.

Imagem: Divulgação/Univesidade de Arquitetura de Tsinghua

Com o crescimento da economia chinesa, a universidade alega que, em breve, a demanda de projetos e construções serão maiores que a oferta de mão de obra, sendo assim, o investimento em construções inteligentes é uma solução perfeitamente aplicável.

Imagem: Divulgação/Univesidade de Arquitetura de Tsinghua

Se você gostou do artigo e acha que essa informação pode dar uma força para algum conhecido, compartilhe em suas redes sociais! Ajude nosso blog a propagar o conhecimento da Boa Engenharia para o maior número de pessoas!

Ah! deixe sua crítica ou sugestão, afinal de contas, esse espaço é nosso!

Até breve!

Jorge Oliveira

Livros na Amazon com até 80% de desconto!

PONTE FEITA EM IMPRESSORA 3D FICA PRONTA EM 18 DIAS
Classificado como:        

Jorge Oliveira

Jorge é projetista estrutural, cursou engenharia civil na CEUNSP Cruzeiro do Sul, especializado em projetos de estruturas metálicas e divulgador da Boa Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas